Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK)

Artigo da Revista Engenharia de Software edição 12.

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Planejamento

Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK)

 

De que se trata o artigo: este artigo descreve os principais conceitos do PMBoK, seus grupos de processos e áreas de conhecimento.

 

Para que serve: Este artigo serve como uma introdução ao PMBoK.

 

Em que situação o tema é útil: Gerenciamento de Projetos.

 

 

O Project Management Body of Knowledge (PMBoK) é um padrão aprovado pela ANSI, e reconhecido pelo IEEE através do padrão 1490-1998. Ele descreve um conjunto de práticas consolidadas sobre gerenciamento de projetos que podem ser aplicadas em qualquer tipo de projetos (incluindo processos de desenvolvimento de software).

Neste cenário, este artigo descreve os principais conceitos do PMBoK, seus grupos de processos e áreas de conhecimento.

É importante destacar que neste artigo trabalharemos com terceira edição do PMBOK. Em um artigo futuro serão destacas a principais alterações definidas na nova versão do PMBOK.

Principais Conceitos e Definições do PMBoK

O PMBoK define projeto como “um empreendimento temporário cujo objetivo é criar um produto, serviço ou resultado distinto e único”.

Um projeto é temporário, pois apresenta datas de início e término definidas. O término do projeto pode ser determinado por vários motivos, por exemplo: cumprimento dos objetivos determinados, abandono do mesmo. Cada projeto produz um produto único, mesmo havendo semelhanças entre diversos projetos, cada projeto possui metas, diretrizes, e envolvidos distintos. Além disso, um projeto tem como característica a elaboração progressiva. Na elaboração progressiva, a especificação do projeto vai sendo refinada ao longo do ciclo de vida do mesmo.

Para o PMBoK, o gerenciamento de projeto é “a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos”.

O ciclo de vida de um projeto é dividido em diversas fases para melhorar o controle e o gerenciamento do projeto. Cada fase é marcada pela conclusão de um ou mais produtos e cada uma delas possui um ponto de revisão. O ponto de revisão tem como objetivo determinar a continuidade ou não do projeto, e a detecção e correção de defeitos.

Tipicamente, um projeto tem uma fase inicial, onde é definido o escopo do projeto. Uma ou mais fases intermediárias, onde o alvo do projeto é planejado e realizado. E uma fase final, onde o produto é aceito e entregue para o cliente (conforme apresentado na Figura 1).

Figura 1. Exemplo de Ciclo de Vida de um Projeto.

Processos do Gerenciamento de Projeto

Cada projeto é composto por uma série de processos. Estes processos podem ser organizados em cinco grupos de processos que possuem as seguintes metas:

·Grupo de Processos de Iniciação: Reconhecer que um projeto ou fase deve começar e se comprometer com a sua execução;

·Grupo de Processos de Planejamento: Definir e refinar os objetivos. Planejar e manter um esquema de trabalho viável para atingir aqueles objetivos de negócio que determinaram a existência do projeto;

·Grupo de Processos de Execução: Coordenar pessoas e outros recursos para realizar o que foi planejado;

·Grupo de Processos de Monitoramento e Controle: Assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através do monitoramento constante e da avaliação do seu progresso, tomando ações corretivas quando necessárias;

·Grupo de Processos de Encerramento: Formalizar a aceitação do projeto ou fase e fazer o seu encerramento de forma organizada.

 

O relacionamento entre os grupos de processos é apresentado na Figura 2, onde as setas representam os fluxos de entrada e saída entre os grupos de processos.

Figura 2. Relacionamentos entre os Grupos de Processos.

 

Em cada uma das fases do projeto, este ciclo de processos é realizado. Cabe ao Gerente de Projeto determinar quais dos processos existentes deverão ser realizados em uma determinada fase.

Cada processo dentro de um grupo de processos possui as seguintes características: uma descrição do processo, indicando seus objetivo e características; um conjunto de entradas, que são as informações utilizadas pelo processo; um conjunto de ferramentas e técnicas, que servem como guias ou diretrizes de como implementar o processo; e um conjunto de saídas, que são os produtos ou resultados deste processo. A Figura 3 esquematiza o detalhamento de um processo no PMBoK.

 

Figura 3. Esquema de um processo no PMBoK.

As Áreas de Conhecimento

O conjunto de práticas apresentadas no PMBoK são divididos em nove áreas de conhecimento. Cada uma das áreas de conhecimento descreve os conhecimentos e práticas de gerenciamento de projetos em termos de um ou mais processos. Cada processo é detalhado em entradas, saídas, ferramentas e técnicas. Entradas e saídas são documentos ou itens documentáveis. Ferramentas e técnicas são os mecanismos que transformam as entradas nas saídas.

A seguir são apresentadas as áreas de conhecimento do PMBoK e os processos que cada uma delas engloba.

Para facilitar a leitura e o entendimento do texto, a descrição dos processos de cada área de conhecimento não detalha o conteúdo de cada entrada e cada saída do processo, e, se necessário, uma observação a respeito da entrada ou saída naquele processo. Todas as entradas e saídas dos processos do PMBoK estão descritas no Quatro 1.

 

Gerenciamento da Integração do Projeto

Esta área de conhecimento agrupa os processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados.

 

Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

Processo responsável pelo desenvolvimento do termo de abertura do projeto que autoriza formalmente um projeto ou uma fase do projeto. Na fase inicial, este processo é responsável pela elaboração do termo. Em fases subseqüentes, este termo inicial é validado, ou, se necessário, atualizado. A Tabela 1 apresenta as entradas e saídas deste processo.

 

Entrada

Contrato

Declaração do Trabalho do Projeto

Fatores Ambientais da Empresa

Ativos de Processos Organizacionais

Saída

Termo de Abertura do Projeto

Tabela 1. Entradas e Saídas do Processo: Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto.

 

Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar do Projeto

Processo responsável pelo desenvolvimento da declaração do escopo preliminar do projeto que fornece uma descrição de alto nível do escopo. A Tabela 2 apresenta as entradas e saídas deste processo.

 

Entrada

Termo de Abertura do Projeto

Declaração do Trabalho do Projeto

Fatores Ambientais da Empresa

Ativos de Processos Organizacionais

Saída

Declaração do Escopo Preliminar do Projeto

Tabela 2. Entradas e Saídas do Processo: Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar do Projeto.

 

Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto

Processo responsável pela documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto.

Este processo também é responsável pela elaboração do “Plano de Gerenciamento de Custos” que é um dos planos auxiliares do projeto que tem como finalidade estabelecer os critérios para planejar, estruturar, estimar, orçar, e controlar os custos do projeto. De maneira geral, a elaboração dos outros planos auxiliares é detalhada mais precisamente nas outras áreas de conhecimento do PMBoK, apenas o gerenciamento de custos referencia este processo como responsável pela elaboração deste plano. A Tabela 3 apresenta as entradas e as saídas deste processo.

 

Entrada

Declaração do Escopo Preliminar do Projeto

Processos de Gerenciamento de Projetos

Fatores Ambientais da Empresa

Ativos de Processos Organizacionais

Saída

Plano de Gerenciamento do Projeto

Tabela 3. Entradas e Saídas do Processo: Desenvolver o Plano do Gerenciamento do Projeto.

 

Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto

Processo responsável pela execução do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto com o fim de atingir os requisitos do projeto definidos na declaração do escopo do projeto. A Tabela 4 apresenta as entradas e as saídas deste processo.

 

Entrada

Plano de Gerenciamento do Projeto

Ações Corretivas Aprovadas

Ações Preventivas aprovadas

Solicitações de Mudanças Aprovadas

Reparo de Defeito Aprovado

Reparo de Defeito Validado

Procedimento de Encerramento Administrativo

Saída

Entregas

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