Artigo Engenharia de Software 12 - Ferramentas de Qualidade de Código
Artigo da Revista Engenharia de Software edição 12.
Desenvolvimento
Ferramentas de Qualidade de Código
Automação do processo de aderência a padrões de codificação com Checkstyle
De que se trata o artigo: Este artigo aborda o emprego de ferramentas de qualidade de código, objetivando apresentar aos desenvolvedores como essas ferramentas podem ser úteis na automação da aderência a padrões de codificação estabelecidos.
Para que serve: Através de exemplos de aplicação desenvolvidos em uma ferramenta típica de qualidade de código, o Checkstyle, são apresentados os benefícios concretos e ganhos de produtividade no desenvolvimento dessas aplicações.
Em que situação o tema é útil: O emprego de ferramentas de qualidade de código é útil em ambientes de desenvolvimento de software no sentido de automatizar a aderência a padrões de codificação, liberando os programadores de um conjunto de tarefas complexas e enfadonhas de serem realizadas sem suporte computacional específico.
Escrever código de boa qualidade é um requisito importante para os programadores. Mas o que isso de fato significa? Na prática, uma definição clara do que seja código fonte de qualidade pode variar bastante e depender de diversos fatores relacionados ao desenvolvimento de software, entre os quais o leitor pode considerar: ser seguro, rápido, enxuto, de fácil manutenção e possível de estender e de ser entendido por outros desenvolvedores. Além disso, a linguagem de programação utilizada no projeto é fator importante nessa discussão.
O objetivo aqui é apresentar uma ferramenta de qualidade de código que pode ser utilizada em projetos de desenvolvimento em Java. O enfoque do artigo concentra-se no Checkstyle, embora o programador possa utilizar outros softwares similares, tais como PMD, FindBugs, Dependency Finder e SQE. Dada a importância deste assunto, também será abordado um exemplo de integração da ferramenta com o ambiente de desenvolvimento integrado Eclipse, embora os usuários do NetBeans e outros ambientes de desenvolvimento integrado (IDE, do inglês Integrated Development Environment) também possam contar com esse apoio.
Parâmetros para avaliar a qualidade de código
Entre os aspectos que podem ser considerados a fim de avaliar a qualidade de código incluem-se: formatação consistente e facilidade de entendimento (endentação e espacejamento); regras de nomeação consistentes; ausência de erros de compilação; capacidade adequada e consistente de tratamento de erros de execução; aderência a boas práticas de programação e de projeto; e documentação abrangente e de fácil entendimento em todo o código fonte.
Naturalmente que algumas dessas características podem ser consideradas mais fáceis de serem implementadas, mas não todas. Muitas empresas e organizações possuem padrões documentados que os desenvolvedores devem seguir. Na prática, tem sido muito difícil para essas organizações obterem sucesso nessa padronização. A questão é que, para se adequarem, os programadores precisam assimilar os padrões adotados e reverem frequentemente o código produzido para garantir a sua conformidade. Esse processo gasta tempo e é complexo de ser conduzido manualmente.
Uma alternativa mais racional é o emprego de ferramentas capazes de automatizar o processo de avaliação da qualidade de código. Certamente o processo torna-se ainda mais produtivo se tais ferramentas puderem ser utilizadas diretamente a partir de IDEs disponíveis.
Checkstyle
Checkstyle é uma ferramenta de qualidade de código projetada para auxiliar os programadores a detectar violações de estilo de codificação em Java. A versão 5, compatível com Java 5 ou superior, foi lançada em meados de 2008 e encontra-se disponível sob licença LGPL. O software pode ser usado como um aplicativo, como parte de um script Ant ou como um plugin para IDEs como Eclipse, NetBeans e "
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Vídeo
-
Vídeo
-
DevCast
-
DevCast