Artigo Clube Delphi Edição 7- Criando Arquivos de Recursos no Delphi

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 7.

Quando você insere imagem em sua aplicação, através de um componente Image, normalmente atribui à propriedade Picture o nome do arquivo que contém a imagem. Neste caso, a imagem é compilada dentro de seu executável. Se você quiser mudar a imagem, deverá modificar o arquivo de sua aplicação, e recompilá-la. Para evitar isto, você pode colocar a imagem utilizada em um arquivo de recursos. Este arquivo, com extensão .RES, é compilado junto com seu programa. Se precisar modificar a imagem, basta modificá-la no arquivo de recursos, sem mexer na sua aplicação. Entre os recursos que uma aplicação contém podemos citar: bitmaps, ícones, menus, cursores, caixas de diálogo, tabelas de strings. Quando você compila sua aplicação, o Delphi sempre cria um arquivo de recursos com o mesmo nome de seu projeto. Este arquivo contém o ícone da aplicação. No arquivo de projeto da aplicação (.DPR), aparece a diretiva: {$R *.RES}

Esta diretiva manda o Delphi encontrar e recuperar o arquivo de recurso .RES com o mesmo nome da aplicação corrente. Este arquivo é criado e manipulado pelo Delphi, mas você pode criar um arquivo de recursos próprio, que você mesmo manipule.

Criando o Arquivo .RC

Para criar o arquivo de recursos, você inicialmente cria um arquivo com extensão .RC. Este arquivo é um arquivo texto (se for feito no Bloco de Notas, pode manter a extensão .TXT), no seguinte formato:

ID­_recurso tipo_de_recurso arquivo_recurso
. . .
. . .

Onde tipo_de_recurso pode ser BITMAP, ICON, CURSOR, TEXT, MENU, DIALOG BOX, FONT ou STRINGTABLE.

Exemplo

Vamos criar um arquivo de recurso contendo um bitmap e um arquivo de texto. Para isso:

Um arquivo de recursos contendo mensagens de erros seria parecido com:

 
STRINGTABLE

BEGIN

    ID1, “Mgs1”

    ID2, “Msg2”

    ID3, “Msg3”

END
            

Criando o Arquivo .RES

O arquivo .RC deve ser compilado, transformando-se em um arquivo .RES. Para compilá-lo, use o programa BRCC32.EXE (no diretório\Arquivos de Programas\Borland\DelphiX\Bin), no prompt do DOS.

Exemplo

Vamos compilar o arquivo MeusRec.Txt, feito anteriormente, transformando-o no arquivo MeusRec.RES. Para isso:

Anexando o Arquivo de Recurso na Aplicação

Para anexar o arquivo de recursos a sua aplicação, você deve digitar, após a linha {$R *.DFM} da unit que usará o recurso: {$R <NomeArqRecurso>.RES}.

Ligando os Recursos a Aplicação


Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 7. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição.
Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Artigos relacionados