Artigo Clube Delphi Edição 46 - Novidades da Delphi Language

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 46.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 46. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Novidades da Delphi Language

Mudanças trazidas pelo suporte a .NET

 

Temos acompanhado há algum tempo vários artigos abordando o Delphi for .NET Preview Compiler, bem como a sua utilização com o .NET FrameWork. De fato, o projeto da Borland de suportar o desenvolvimento .NET com o Delphi não é novidade, mas muitos ainda não estão atentos a todas as modificações realizadas na linguagem. Esta, como sabemos, passou a chamar-se Delphi Language, desfazendo o antigo elo com o Pascal tradicional.

O objetivo deste artigo é comentar e exemplificar as principais modificações na linguagem, algumas das quais já vinham sendo solicitadas pela comunidade Delphi há tempo.

 

Diretiva de advertência

Quem trabalho com as versões 6 e 7 do Delphi já deve conhecer algumas novas diretivas inseridas na linguagem: platform, deprecated e library. Elas são destinadas à organização e auxílio na manutenção de código multiplataforma. Podem ser aplicadas a várias estruturas da linguagem: declarações de units , tipos, métodos, campos de classes, recors e outros. Veja um pouco sobre cada uma:

 

·platform: indica que a entidade é dependente de plataforma;

·deprecated: indica que a entidade tem seu uso desencorajado por, por estar obsoleta;

·library: indica que a entidade é especifica para uma biblioteca, não sendo recomendado seu uso externamente.

 

Analisando os fontes inclusos no Preview (normalmente localizados nas pastas source\RTL e Source\VCL, no diretório de instalação), logo percebemos a inclusão de mais uma diretiva: experimental. Como as demais citadas, ela não impede a compilação, mas gera um warning.

Pensando no modelo aditado pela Borland para o suporte a .NET no Delphi, a inclusão da diretiva experimental foi uma decisão estratégica fundamental. Antes de lançar a versão final do Delphi 8 for .NET, optou-se por liberar alguns releases de um Preview. Foi uma ótima idéia, inicialmente tendo dois objetivos:

·No mínimo, a comunidade Delphi já poderia ir se familiarizando com o .NET, formando uma base de conhecimento essencial para o sucesso do produto final;

" [...] continue lendo...

Artigos relacionados