Artigo Clube Delphi Edição 36 - Criação dinâmica de bancos IB
Neste artigo veremos como fazer a criação, em runtime, de bancos de dados, tabelas, generators e triggers.
Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.
Criação dinâmica de bancos IB
Gere a estrutura do BD usando a API do InterBase
Muitas vezes quando distribuímos nossos aplicativos, desejamos que eles criem seus próprios bancos de dados, sem que para isso seja necessário distribuir o arquivo .gdb (no caso do InterBase) juntamente com o executável. Além disso, a geração dinâmica do banco de dados pode reduzir o tamanho final do instalador a ser distribuído.
Se estivermos utilizando o InterBase, não seremos capazes de criar o banco de dados e suas tabelas através de chamadas a API do BDE como é possível no Paradox. Teremos de utilizar chamadas à API do próprio InterBase. Neste artigo veremos como fazer a criação, em runtime, de bancos de dados, tabelas, generators e triggers.
Criando o aplicativo
Veja na Figura
Figura 1.Tela principal do exemplo
Para criação do banco de dados precisamos informar o caminho completo do arquivo .gdb a ser criado, bem como o nome do usuário e a senha de acesso. Temos ainda a opção de adicionar à tabela recém-criada informações contidas em um arquivo de resource anexado ao executável. Após selecionarmos todas as opções, criamos o banco de dados clicando no botão.
Nota: Para executar o exemplo, o InterBase deverá estar corretamente instalado e em execução.
O código do aplicativo está dividido em duas units. A unit principal define a interface com o usuário; a outra unit contém as chamadas à [FVM1] API do InterBase, necessárias à criação do banco de dados. Veja o código (resumido) da unit principal na Listagem 1"
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo