Artigo Clube Delphi Edição 34 - Sistema Datacar

Neste artigo veremos algumas técnicas de migração para o Linux, como migrar os dados do InterBase para o MySQL e, finalmente, como distribuir a aplicação.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 34. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Sistema Datacar

Sistema completo com Delphi/Kylix

Parte VI – Migrando para Linux/MySQL e distribuindo a aplicação

Após seis meses de convívio, chegamos à etapa final do sistema Datacar. Como o leitor deve ter observado em algumas telas dos artigos anteriores, já estávamos rodando o sistema no Linux. Recomendamos que você faça o mesmo: sempre verifique como sua aplicação Delphi está se comportando no Kylix/Linux durante todo o desenvolvimento. Neste artigo veremos algumas técnicas de migração para o Linux, como migrar os dados do InterBase para o MySQL e, finalmente, como distribuir a aplicação.

Abrindo o Datacar no Linux

Como podemos abrir no Kylix os fontes construídos no Delphi? Apresentamos aqui três opções:

 

1ª Opção – Se você está rodando Windows e Linux na mesma máquina, então poderá montar a partição Windows em um diretório do Linux e acessar os arquivos normalmente, usando o comando mount. Um exemplo de uso desse comando é:

 

mount /dev/hda1 /dirlocal -tvfat

 

2ª Opção – Se você está rodando o Linux em uma máquina diferente da rede onde está o Delphi, então basta compartilhar o diretório que contém as fontes e acessar essas fontes a partir do Linux, usando, por exemplo, o Samba (ferramenta Linux para integração de redes Linux/Windows). Um exemplo do uso do comando para montar uma unidade de rede no Linux é:

 

smbmount //servidor/share /dirlocal

 

Dessa forma você poderá manter os mesmos códigos abertos simultaneamente no Delphi e no Kylix. Se o seu servidor é Windows 2000 ou XP Server, você poderá instalar o Terminal Services e conseguirá abrir uma área de trabalho Windows na própria área de trabalho do KDE (usando um client Linux para o serviço, como o rdesktop).

 

3ª Opção – A última opção, a mais direta, consiste em copiar os fontes para um dispositivo de armazenamento (um disquete ou CD) e copiá-los para o Linux. É claro que qualquer alteração no código requer uma atualização nos originais, o que torna esta opção muito trabalhosa.

Instalações iniciais

Depois de fazer sua escolha, o primeiro passo antes de abrir o projeto no Kylix é instalar o Fortes Reports para Kylix. Faça o download do pacote a partir do endereço www.fortesinformatica.com.br/rlib e descompacte os arquivos para um diretório à sua escolha. Na IDE do Kylix, clique em Component|Install Packages. Abra então o arquivo bplRLibLinuxK2.so (no caso do Kylix 2) descompactado anteriormente.

Graças à CLX, e também por não termos usado nenhuma chamada à API do Windows no Delphi, nossa aplicação é 100% compatível com o Linux, não sendo necessária nenhuma alteração no código fonte. Precisamos somente configurar o acesso ao banco de dados. Utilizaremos aqui o MySQL 3.23, que é a versão mais estável e é suportada pelo Kylix. Podemos usar também o InterBase para Linux, como veremos mais adiante.

"
[...] continue lendo...

Artigos relacionados