Artigo Clube Delphi Edição 30 - TListView com acesso a dados

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 30.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 30. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

TListView com acesso a dados

Exibição de dados em listas com versatilidade

Usar componentes TListView, no lugar dos tradicionais TDBGrid, é uma alternativa muito interessante para visualizar consultas a bancos de dados. Dessa a forma, a aplicação mantém consistência com os padrões de interface comum do Windows e oferece muitas características visuais e funcionalidades que os usuários já se habituaram a usar. Neste artigo, vamos mostrar como acrescentar recursos de acesso a dados aos componentes de listas comumente usados no Windows.

Apresentando o TListView

O componente visual TListView do Delphi implementa o controle list view do Windows, que permite exibir uma lista de itens de diversas formas.

A janela de visualização de arquivos e pastas do Windows Explorer (Figura 1), é um exemplo de aplicação comum do controle list view. Também as caixas de diálogo de sistema para abrir e fechar arquivos usam list views. As interfaces de praticamente todos os servidores de bancos de dados do mercado (incluindo Oracle, SQL Server e InterBase) usam controles list view para exibir informações sobre tabelas, colunas, índices, etc.

Como no Windows Explorer, qualquer controle list view pode exibir os seus itens em quatro modos: ícones grandes, ícones pequenos, lista ou relatório. Este último é uma espécie de grid de leitura apenas, que podemos usar também para mostrar os dados de um Dataset. No componente Delphi, o estilo de visualização é definido pela propriedade ViewStyle, que pode ter os valores vsIcon, vsSmallIcon, vsList ou vsReport. Como o nome sugere, é atribuindo vsReport a ViewStyle que obtemos um list view em modo de relatório.

Figura 1. O controle list view é usado no Windows Explorer na parte direita da janela

Interessante notar que, embora seja muito comum em aplicações de sistema, o uso desse tipo de componente não se difundiu entre desenvolvedores Delphi. O motivo dessa impopularidade talvez seja o método de alimentação de dados, que é um pouco trabalhoso.

" [...] continue lendo...

Artigos relacionados