Artigo Clube Delphi 87 - Performance no Firebird e ADO.NET

DataReaders, DataSets, Connection Pooling, Cache e Stored Procedures. Neste artigo destaco algumas dicas interessantes para otimizar aplicações ASP.NET com Firebird.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 87. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

ASP.NET

Performance no Firebird e ADO.NET

DataReaders, DataSets, Connection Pooling, Cache e Stored Procedures

Neste artigo destaco algumas dicas interessantes para otimizar aplicações ASP.NET com Firebird. Veremos como a tecnologia oferece poderosos recursos para tornar suas aplicações Web robustas e escaláveis, usando o mínimo de esforço possível. Conheceremos os poderosos recursos de cache de dados, uso efetivo de Stored Procedures, Connection Pooling e outras técnicas avançadas.

Você aprenderá como usar DataSets em memória para evitar consultas desnecessárias ao servidor SQL e otimizar assim o tráfego de dados. Você também conhecerá um pouco sobre o interessante recurso de Connection Pooling do ADO.NET. Para construir os exemplos, utilizarei o Delphi 2006 e o Firebird 2.0 como banco de dados.

 

Provider ADO.NET Para Firebird

Para acessar o Firebird no ASP.NET, você pode utilizar o provider ADO.NET do próprio Firebird. Para baixá-lo, utilize o seguinte endereço: www.firebirdsql.org/index.php?op=files&id=netprovider. A versão utilizada é para o .NET Framework 1.1. A instalação é bastante simples, basta executar o instalador.

Para instalar no Delphi 2006, acesse o menu Component>Installed Components. No editor, digite “Firebird” em Category, clique no botão Select an Assembly e escolha o arquivo FirebirdSql.Data.Firebird.dll, que por padrão encontra-se  em: C:\Arquivos de programas\FirebirdNETProvider1.7. Clique em OK e veja na Tool Palette os componentes instalados para acesso ao Firebird.

 

Connection Pooling

Inicie uma nova aplicação ASP.NET no Delphi 2006. A partir da Component Palette, coloque um FbConnection no Web Form. Selecione o componente e no Object Inspector acesse o editor da propriedade ConnectionString. No editor que aparece informe os parâmetros para acesso ao banco Employee.fdb do Firebird.

Com isso, configuramos a conexão ao Firebird usando o provider nativo, a primeira dica de performance (jamais use OleDB,  ODBC ou outro provider nesse caso).

 

Figura 1. Parâmetros de conexão ao Firebird

 

Observe que em User Name e Password informamos um usuário e senha padrão para acesso ao banco. Aqui vai a segunda dica valiosa para otimização: forneça um usuário e senha fixos, de forma que todos os usuários que conectem à aplicação utilizem as mesmas credenciais. " [...] continue lendo...

Artigos relacionados