Artigo Clube Delphi 73 - Delphi e ASP. NET

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 73 - Delphi e ASP. NET

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 73. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. os artigos disponíveis somente em doc.

 

Delphi e ASP.NET

Explore as funcionalidades do DataGrid: paginação, seleção, ordenação, colunas template e imagens

 

O Grid, ou a exposição de dados em forma de tabela, é uma funcionalidade que existe desde a época em"que os sistemas rodavam naqueles monitores de tela verde, lembram? As linguagens e ferramentas de desenvolvimento, antigas ou modernas, sempre nos deram soluções para esse dilema.

Porém, eis que temos que desenvolver nossos sistemas para Web. Somos então, obrigados a criar nossos "Grids” usa não apenas HTML. Mas o Grid não é só uma tabela que expõe dados, não é? Todo Grid que se preze tem que ter alguns, "super-poderes" para não passar por uma simples "tabelinha': Funcionalidades como paginação, ordenação, seleção, imagens, disparo de eventos, entre outras, são características imprescindíveis nos sistemas de hoje, sejam na Web ou não.

Com o ASP.NET fomos apresentados a um ótimo controle de Grid para aplicações Web, o DataGrid. Utilizando o DataGrid do ASP.NET conseguimos implementar funcionalidades de Grid com pouquíssimo código. Esse é o tema deste artigo, onde iremos detalhar as principais funcionalidades desse controle.

 

DataSource

Para preenchermos um DataGrid com dados, utilizamos a propriedade DataSource do controle. Podemos apontar essa propriedades para uma simples Collection ou Array, um DataTable ou o DataView do ADO.NET,ou mesmo um DataReader do seu provider preferido (Firebird, BDP, SQL). Para os nossos exemplos estaremos utilizando o data base Northwind do Microsoh SQLServer 2000,e recuperando os dados em DataSets através do ADO.NET.

 

Nota: Você pode utilizar o banco de dados e a técnica de acesso que desejar, o resultado no DataGrid será o mesmo. Poderá utilizar, por exemplo, o Firebird com seu provider específico, como visto na edição 66.

" [...] continue lendo...

Artigos relacionados