Artigo Clube Delphi 63 - Sistema SysCash

Editorial da Revista Clube Delphi Edição 63

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 63. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. Os artigos disponíveis somente em html.

Sistema SysCash

Criando um Sistema financeiro utilizando IB/FB

Parte I – Definição e criação do banco de dados

 

 Nesta série de artigos, veremos como desenvolver uma aplicação financeira utilizando Delphi e Interbase/Firebird como banco de dados. O objetivo principal do sistema é mostrar o uso dos recursos disponíveis nos bancos IB/FB, como Domains, Views, Stored Procedures, Tiggers e Generators para armazenamento e execução das regras de negócio no próprio BD.

A idéia chave é utilizar o Delphi apenas para a criação da interface com o usuário e para validações que não necessitem de acesso ao banco de dados. Todas as regras do sistema financeiro, como atualização de saldos, por exemplo, serão definidas utilizando Constraints, Tiggers e Stored Procedures.

Para desenvolvimento desse sistema utilizaremos o Delphi 2005 com o Interbase 7.5 para geração dos relatórios utilizaremos o Rave Reports 6.0. Você pode optar em utilizar o Delphi 7 com Firebird e usar o Rave Reports 5.0 que acompanha o Delphi 7, caso queira.

Como ferramenta para conexão, criação e gerenciamento do banco de dados, utilizaremos o IBExpert versão 2005 (Free Personal Edition). O IBExpert é compatível com diversas versões do IB/FB e pode ser baixado a partir do endereço www.ibexpert.com.

 

Escopo do sistema

O sistema SysCash será bastante simples, tendo como objetivo principal gerenciar as contas a pagar e receber (fluxo de caixa), lançamentos, baixas e saldo das contas da empresa. O sistema deve permitir o lançamento dos clientes e fornecedores além de possibilitar o vínculo dessas informações com as receitas e despesas cadastradas.

As previsões de contas a pagar e receber podem ser lançadas no sistema em sua conta específica, sendo que uma empresa pode ter mais de uma conta para ser gerenciada. O sistema deve ainda permitir o lançamento “avulso” de operações de crédito/débito diretamente, sem a necessidade do cadastro de uma previsão. Com base nas informações cadastradas, poderemos efetuar pesquisas e gerar relatórios de acordo com a conta corrente ou período informado.

 

Criando o banco de dados

O primeiro passo é criar o banco de dados que armazenará os objetos e as regras de negócio. Para isso, abra o IBExpert e a partir do menu Database selecione a opção Create Database. Configure seu banco de dados como mostrado na Figura 1.

 

" [...] continue lendo...

Artigos relacionados