Artigo Clube Delphi 107 - Introdução a orientação a objetos com PHP
Artigo da Revista Clube Delphi Edição 107.
Introdução a orientação a objetos com PHP
Conheça os princípios básicos da POO com PHP
Programação a orientação a objetos é uma metodologia muito importante hoje em dia. Assim como em outras linguagens, no PHP também é possível, apesar da maioria dos desenvolvedores ainda não utilizarem ela na prática. Na minha opinião, desenvolver em modo procedural pode ser um desenvolvimento mais rápido, mas com certeza a manutenção do seu sistema vai ser muito mais complicada.
Entender POO é fácil, vejamos um exemplo: quando temos qualquer aplicação para desenvolver e resolvemos criá-la em POO ganhamos diversas vantagens nisso. Uma delas é que cada membro da equipe pode se incubido a desenvolver determinadas partes de tal aplicação. Em outras palavras, um portal de notícias por exemplo, faria com que um programador fosse responsável pela classe de notícias, outro a classe de usuários, e assim sucessivavemente. No final das contas, cada um apenas chamaria as partes envolvidadas no site via sua interface Web.
É lógico que esse é um exemplo simples, mas podemos refletir em cima disso e perceber o quanto ganhamos em produtividade. Outra vantagem é que podemos alterar somente partes do sistema, ou seja, quando precisamos implementar ou corrigir um erro em determinada parte dosistema, basta alterarmos somente as classes que causam o problema ou que precisam sofrer insersão de funcionalidades. Resumindo: Altere a classe e pronto.
Se procurarmos na internet sobre Programação Procedural encontraremos diversos links que apontam para o real significado. No site Wikiédia encontramos a seguinte definição:
“O termo Programação Procedural (ou programação procedimental) é as vezes utilizado como sinônimo de Programação Imperativa (Paradigma de programação que especifica os passos que um programa deve seguir para alcançar um estado desejado), mas o termo pode se referir à um paradigma de programação baseado no conceito de chamadas a procedimento. Procedimentos, também conhecidos como rotinas, subrotinas, métodos, ou funções (que não devem ser confundidas com funções matemáticas, mas são similares àquelas usadas na programação funcional) simplesmente contém um conjunto de passos computacionais a serem executados. Um dado procedimento pode ser chamado a qualquer hora durante a execução de um programa, inclusive por outros procedimentos ou por si mesmo.”
Já a programação procedural, todo o código acaba ficando misturado e isso dificulta até a depuração do sistema para encontrar erros. Um dos principais erros do progamador que desenvolve em modo procedural, é escrever instrução " [...] continue lendo...
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