Arquivos em Web Services: Transferência binária com SOAP

Veremos como desenvolver um ambiente para troca de arquivos baseado em Web Services, demonstrando assim como implementar a transferência binária.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 34. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Arquivos em Web Services

Transferência binária com SOAP

 

Certamente quem tem acompanhado o mundo do desenvolvimento de software ultimamente tem ouvido bastante falar em Web Services, e não é para menos. São hoje a “menina dos olhos” de muitas das grandes empresas de tecnologia.

De fato os Web Services têm mostrado serviço e justificado sua forte aceitação. Neste artigo analisaremos mais exemplos de uso dessa tecnologia. Veremos como desenvolver um ambiente para troca de arquivos baseado em Web Services, demonstrando assim como implementar a transferência binária.

Durante todo o artigo assumiremos um prévio conhecimento básico sobre a criação de Web Services. Posso recomendar a leitura de textos sobre o assunto publicados em edições anteriores da ClubeDelphi (edições 27, 28, e 30 a 33).

 

A idéia do projeto

A aplicação que desenvolveremos será cliente/servidor – o servidor será um Web Service que disponibilizará a seus clientes uma lista de arquivos disponíveis para download, capturados a partir de uma pasta previamente configurada. Os clientes, além disso, poderão fazer uploads, podendo assim compartilhar seus documentos com outros clientes.

 

Iniciando o projeto

Antes de iniciarmos, farei uma breve explanação do ambiente necessário à execução dos aplicativos desenvolvidos ao longo deste artigo. Pela natureza dos Web Services, precisamos de um servidor web configurado e em execução. Isso pode envolver a criação de pastas virtuais e a atribuição de direito de execução a elas. Usarei o servidor web IIS rodando no Windows 2000 e escreverei a aplicação servidora como um CGI padrão. Esteja livre, porém, para usar o que mais lhe convier, até o Web App Debugger.

Depois desses esclarecimentos já podemos continuar. Vamos iniciar criando uma Soap Server Application especificando-a como um CGI (veja a Figura 1).

 

Figura 1. Criação do CGI para o servidor

 

Nota: alguns códigos no exemplo foram suprimidos para não deixar o código repetitivo. O código completo pode ser baixado do site da ClubeDelphi.

Feito isso, seremos apresentados a um Web Module com os componentes básicos de uma aplicação de Web Services.

 

A interface do serviço

O próximo passo é criar a interface que nosso serviço irá disponibilizar. Vá ao menu File|New>Other e, na guia WebServices, selecione a opção Soap Server Interface. Faça as alterações indicadas na Figura 2 e clique em OK.

 

Figura 2. Soap Server Interface Wizard

 

Isso gera automaticamente duas units com o esqueleto de definição e implementação de nossa interface IBinaryTransfer. Deveremos agora incluir os métodos necessários para provermos a funcionalidade desejada. Basicamente, teremos de definir três métodos: um para consulta dos arquivos e outros dois para download e upload. Veja na Listagem 1 como fica a unit após essas alterações.

 

Listagem 1. Interface do Web Service

unit " [...] continue lendo...

Artigos relacionados