Aprendendo a programar em Python - Introdução
Neste artigo, daremos inicio a uma série sobre Python e para quem está querendo aprender esta linguagem, este artigo será uma boa opção.
O que é essa tal linguagem Python, afinal?
Olá a Todos! Aqui estarei dando inicio a um Guia sobre Python e para quem está querendo aprender esta linguagem, este artigo será uma boa opção.
Partirei do princípio que você, leitor, não tem nenhum conhecimento sobre a linguagem, portanto começarei do zero, explicando desde os conceitos da linguagem, passando pelo clássico "hello word" e desbravando as funcionalidades e recursos da linguagem.
O que é Phyton?
Python é uma linguagem dinâmica, interpretada, robusta, multiplataforma, multi-paradigma (orientação à objetos, funcional, refletiva e imperativa) e está preparada para rodar em JVM e .NET Framework. Lançada em 1991 por Guido van Rossum, é uma linguagem livre (até para projetos comerciais) e hoje pode-se programar para desktops, web e mobile.
Mão na Massa
Primeiramente, temos que instalar o Python para o sistema operacional, o mesmo pode ser baixado no link abaixo:
Saiba mais: Curso de Python
A instalação é bem simples, protocolo NNF(Next-Next-Finish). Após instalarmos o Python, vamos instalar a IDE. Você pode trabalhar com sua IDE favorita para nossos exemplos. Nos exemplos usarei o Netbeans com plugin para Python.
Estarei levando em consideração que você também esteja usando o Netbeans. Após termos configurado o ambiente de trabalho iniciaremos o nosso projeto, para isso vá no menu Arquivo > Novo Projeto, selecione a opção Python, Python Project, clique em Próximo. Defina o nome do projeto e clique em Finalizar. Como é de praxe, após criar o projeto veremos um arquivo .py com o nome do projeto e já com o clássico "Hello World", ao executá será exibido no prompt abaixo a palavra "Hello World".
Vamos analisar o código
# To change this template, choose Tools | Templates
# and open the template in the editor.
__author__="bruno"
__date__ ="$31/05/2010 06:59:46$"
if __name__ == "__main__":
print "Hello World"
As linhas 1 e 2 são cometários. A linha 4 e 5 são utilizadas para a documentação do projeto, onde são definidos o autor e a data do projeto respectivamente. Mais abaixo, na linha 8, tem uma condição onde verifica se a palavra reservada __name__ é igual à __main__. Isto quer dizer que o código abaixo somente será executado se este for o arquivo principal, ou seja, o arquivo que foi invocado pelo interpretador, seria como o método main() em Java. A linha 9 irá exibir na tela a mensagem "Hello World".
Vamos agora fazer uma modificação neste código. A linha 9 será alterado para o seguinte valor e em seguida iremos executar o programa:
print "Este exemplo é muito fácil!"
Como se pode verificar na figura anterior, ocorreu um erro na execução do programa, isto aconteceu porque a linha 9 possui caracteres acentuados. Isso não quer dizer que não é possível trabalhar com palavras acentuadas no Python, para resolver este problema é só inserir a seguinte linha na primeira linha do seu arquivo .py:
# -*- coding: iso-8859-15 -*-
Agora podemos verificar que a execução do programa foi um sucesso.
Aqui terminamos esta primeira parte de Introdução ao Python, espero que tenham gostado e até ao próximo artigo.
Links Úteis
- Site do Framework Django
- Python: Site oficial do Python
- Comunidade Brasileira do Python
Saiba mais sobre Python ;)
- Um bate-papo sobre Python
- Introdução ao desenvolvimento Web com Python: Programação Orientada a Objetos com estilo para Web em Python.
- Introdução ao Python: Python é uma linguagem de programação de alto nível, multiparadigma, que vem crescendo bastante no mercado nos últimos anos. Com ela é possível desenvolver diferentes tipos de aplicação.
Artigos relacionados
-
DevCast
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo