Apache JMeter: Testes de software com SoapUI
Aprenda nesse artigo a compartilhar a responsabilidade pela garantia da qualidade entre as equipes de desenvolvimento e teste com o SoapUI e o Apache JMeter.
A partir da utilização das
ferramentas JMeter e SoapUI nas
fases do Processo de Desenvolvimento, é possível executar diversos tipos de
testes, sob diferentes perspectivas, sem conflitos, visando exclusivamente a
obtenção da qualidade tão almejada.
Autores: Renata Eliza e Fabiana Alencar
A qualidade tem se tornado um fator de grande importância no mercado, e com isso, exigido que os testes sejam executados cada vez mais cedo dentro do ciclo de desenvolvimento de software.
Para tornar isso viável, é relevante frisar que os testes não devem ficar a cargo exclusivamente de uma equipe dedicada à sua execução. O compartilhamento da responsabilidade entre as equipes de desenvolvimento e teste, por exemplo, propiciaria a identificação ainda mais antecipada dos defeitos, indo de encontro à famosa Regra 10 de Myers, que indica que o custo da correção dos defeitos tende a ser cada vez maior quanto mais tarde ele for descoberto.
Para que a garantia da qualidade do software seja tangível, é possível seguir por diferentes caminhos incorporados às fases do ciclo de vida de desenvolvimento, a saber:
● A equipe de testes pode atuar desde o início do ciclo de vida do desenvolvimento, executando tanto os testes de Caixa Branca quanto os Teste de Caixa Preta;
● A equipe de desenvolvimento pode auxiliar nos testes, executando os testes de Caixa Branca;
● A equipe de testes pode atuar ao final do desenvolvimento do software, focando nos testes de Caixa Preta, e se houver a junção da disponibilidade de tempo com o conhecimento técnico, executar também os testes de Caixa Branca.
Para melhor esclarecer essas atividades, o Teste de Caixa Preta é aquele que tem como alvo verificar se a implementação está de acordo com o que foi especificado. Já o Teste de Caixa Branca busca garantir que o software desenvolvido esteja bem estruturado internamente; portanto, funcionando corretamente.
Diante dos cenários de teste apresentados, poder contar com o auxílio da equipe de desenvolvimento ao fazer a junção dessas técnicas pode propiciar uma execução mais minuciosa dos testes, possibilitando que sejam descobertos diferentes tipos de erros no software.
É importante frisar que contar com os testes da equipe de desenvolvimento não exclui a necessidade da equipe de testes também executá-los; pelo contrário, podem ser realizados sob diferentes perspectivas.
Isso porque enquanto normalmente o desenvolvimento se preocupa em garantir que o código funcione sob a perspectiva do programador com o caso de uso, ele nem sempre consegue e tem a bagagem necessária para pensar em todos os cenários e nuances que a equipe de testes certamente irá avaliar.
Dito isso, serão apresentadas ao longo desse artigo as ferramentas JMeter e SoapUI, tanto sob a perspectiva do desenvolvimento quanto do teste, demonstrando suas utilizações ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento, algumas vantagens e as suas principais características.
SoapUI: o canivete Suíço dos testes
A SoapUI, ferramenta open source da SmartBear, é uma solução voltada para a execução de testes funcionais. Com interface gráfica simples, facilmente é possível criar e executar diferentes tipos de teste. Além disso, a ferramenta provê suporte à maioria dos protocolos e diferentes tecnologias utilizadas no mercado para desenvolvimento de aplicações, como: web services SOAP e REST, JMS, JDBC, monitoramento HTTP, além de outras funcionalidades.
O SoapUI é uma ferramenta robusta que permite a maximização do trabalho, levando em consideração fatores como prazo e custo dos projetos, viabilizando assim um ganho expressivo para todo o processo de desenvolvimento.
Com relação à licença, estão disponíveis diferentes tipos. Uma delas é a versão gratuita, que possui recursos limitados. Além dessa, a SmartBear disponibiliza também uma versão completa e paga, possível de ser usada por 14 dias a título de demonstração. Dentre as principais características dispostas nessas versões, podemos destacar:
● Testes Funcionais;
● Testes de Performance;
● Testes de Segurança;
● Execução via linha de comando;
● Simulação de serviços – Mocking;
● Depuração de testes;" [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo