Administração de Dados X Administração de Base de Dados
Atualmente muito se discute a respeito da gestão de dados e informação, a figura do administrador de dados começa a se tornar mais presente nas organizações, porem muito se discute a respeito da função do administrador de dados confundindo-o muitas vezes com a figura do administrador de base de dados, tendo em vista que ambas as áreas tem como foco os dados e as informações das organizações.
Esta idéia é reforçada pelo fato da administração de base de dados ter surgido mais cedo nas organizações, associada à instalação e utilização dos sistemas de gestão de base de dados.
As empresas acostumaram-se a conviver com as preocupações de modelagem e da normalização de dados como função dos DBA’s e analistas, antes de enxergarem a gestão de dados como prioridade na estratégia de negócio da organização. Porém, como veremos a seguir as funções de AD e DBA são claramente distintas.
A administração de base de dados visa à instalação, manutenção e utilização otimizada dos SGBD’s para atenderem a requisitos predefinidos, ou seja, visa a implantação de estruturas de dados em plataformas de hardware e software, com as configurações adequadas ao melhor desempenho dos sistemas de processamento nestes ambientes. É de sua responsabilidade desenvolver soluções técnicas de implantação, acesso e segurança físicos para os dados abrangidos pelas aplicações, conforme os modelos elaborados e/ou validados pela administração de dados nas diversas tecnologias e plataformas oferecidas pelo mercado.
Já a administração de dados tem como missão manter atualizados os modelos de dados corporativos, bem como harmonizar as setorizações decorrentes da interpretação dos mesmos de forma a manter os modelos, as estruturas lógicas e físicas dos dados, mantendo-os consistentes de acordo com as regras de negócio definidas pela organização, independente da tecnologia e da plataforma a ser utilizada. Cabe ainda a administração de dados, garantir a qualidade da informação considerando a utilidade da mesma para os diversos setores da empresa, bem como, participar da avaliação de soluções de automação sempre que isto interfira na produção e na utilização da informação, monitorando a implementação dos modelos e conferindo a qualidade do conteúdo das bases de dados, garantindo assim a adequação das mesmas aos objetivos da organização.
A administração de dados abrange todo o sistema de informação e não apenas os subsistemas automáticos de processamento de dados. O seu principal objetivo é a estratégia de negócio, e os reflexos desta nos requisitos de informação, e não a tecnologia em si.
Percebemos então que a administração de base de dados é um suporte da administração de dados, que é orientada para os aspectos técnicos e físicos da gestão de dados, enquanto a administração de dados atua como suporte á área de negócio focando seus objetivos nos aspectos lógicos da gestão de dados.