Atualmente, com a biblioteca jQuery sendo utilizada em grande parte dos projetos que envolvem JavaScript, uma dúvida surge com frequência, principalmente entre desenvolvedores iniciantes: "Saber usar a jQuery é suficiente, ou ainda preciso conhecer a linguagem JavaScript?". Para contribuir com essa discussão, apresentamos nesse DevCast alguns exemplos e argumentos que lhe ajudarão a guiar seus estudos.
Consulta rápida:
var button = document.getElementById("button");
button.addEventListener("click", function(){
var p = document.getElementById("saudacao");
p.innerHTML = "Bem-vindo, Estevão!";
});
Utilizamos a função document.getElementById para encontrar o elemento button na página e armazenar um referência a esse elemento na variável button. Através dessa referência, que é um objeto nativo do tipo Element, podemos chamar a função nativa addEventListener para adicionar um ouvinte para o evento de clique ao botão.
Quando o botão for clicado, a função document.getElementById será utilizada novamente, mas desta vez para buscar o parágrafo na página. Então usamos propriedade nativa innerHTML para alterar o texto do parágrafo.
var button = $("#button");
button.on("click", function(){
$("#saudacao").text("Bem-vindo, Estevão!");
});
Utilizamos o seletor da jQuery para buscar o elemento button na página e armazenamos uma referência a esse elemento na variável button. A partir dessa referência, que é um objeto jQuery, conseguimos utilizar a função on da biblioteca para adicionar um ouvinte para o evento de clique ao botão.
Quando o botão for clicado, utilizamos novamente o seletor da jQuery, mas desta vez para buscar o elemento p na página e então utilizarmos a função text da biblioteca para alterar o seu conteúdo.