Spring Data e o padrão Specification: Simplifique a construção e o reuso de consultas
Conheça neste artigo o padrão Specification e, junto com Spring Data, descubra como construir diferentes consultas a partir do reuso.
ArtigosJavaSpring Data e o padrão Specification: Simplifique a construção e o reuso de consultas
Por que eu devo ler este artigo:Este artigo tem como objetivo introduzir o leitor ao padrão de projeto Specification, elaborado por Eric Evans para a camada de persistência de dados. O objetivo central desse padrão é desacoplar os critérios de seleção de uma entidade de modo que eles possam ser usados separadamente ou de forma combinada para se montar consultas específicas com maior flexibilidade.
A partir de uma implementação já predefinida no Spring-Data JPA para o padrão Specification, se torna mais simples seu uso, bastando ao desenvolvedor fornecer elementos básicos no processo de cada consulta que deve ser criada.
Assim, este artigo é útil por demonstrar como trabalhar com o Specification junto ao Spring-Data JPA em busca de uma maior produtividade no desenvolvimento de aplicações com acesso a banco de dados.
Spring Data e o padrão Specification
O Spring Framework é uma ferramenta de grande sucesso dentro
do mundo Java. Para alcançar esse reconhecimento, vários dos seus recursos são
projetados com a finalidade de simplificar o dia a dia dos programadores,
fazendo com que eles utilizem princípios básicos de orientação a objetos, como
herança, polimorfismo, baixo acoplamento, alta coesão e reuso. Com a intenção
de fornecer facilidades de implementação aos desenvolvedores, o Spring teve sua
arquitetura desenvolvida com base em diversos padrões de projeto. Ao mesmo
tempo, ele incentiva seus usuários na adoção de padrões para que eles obtenham
uma maior qualidade e produtividade no desenvolvimento de suas aplicações. Esse
incentivo pode ser visto em recursos como Injeção de Dependências, Inversão de
Controle, Model View Controller (por meio do Spring MVC) e o padrão Repository
(por meio do Spring-Data).
Esse último é uma excelente opção para desenvolver a camada
de acesso a dados em aplicações Java. O padrão Repository, no Spring-Data, faz
com que o desenvolvedor programe apenas interfaces com as assinaturas dos
métodos de consulta. Deste modo, o Spring-Data se encarregará da implementação
desses métodos em tempo de execução. Para isso, as consultas são basicamente escritas
por palavras-chave adicionadas ao nome do método, ou então, por código JPQL incluído
em uma anotação do tipo @Query em
sua assinatura. As consultas via Repository podem, ainda, serem substituídas ou
desenvolvidas paralelamente com o padrão de projeto Specification.
Esse padrão tem como objetivo flexibilizar as regras existentes
na construção de consultas a bancos de dados. Por exemplo, um método básico de
consulta poderia receber como argumento um objeto do tipo Integer para recuperar uma entidade por um id. Mas esse mesmo método, tendo um Integer como argumento, não poderia receber como parâmetro um
objeto String na tentativa de recuperar
uma entidade por nome. Dessa forma,
um novo método de consulta precisaria ser implementado para aceitar um
parâmetro do tipo String.
Pensando nisso, o Specification é empregado como uma solução
que visa separar as regras usadas na criação das consultas, possibilitando ter,
por exemplo, um único método na camada de persistência que execute as consultas
planejadas. Nesse cenário, as regras são encapsuladas em objetos chamados de
predicados, que executam um papel específico dentro do padrão: representar um argumento
do método de consulta na camada de persistência.
Aproveitando essa facilidade, o Spring-Data JPA já oferece
parte do padrão Specification implementado. Assim, se torna mais fácil para o
desenvolvedor trabalhar com ele, sendo necessário apenas criar algumas classes que
definem mais especificamente quais ações devem ser executadas. Esse processo
será apresentado durante o artigo, para que o leitor tenha uma introdução ao
uso do padrão de projeto Specification junto com o Spring-Data JPA.
Padrões de Projeto
Como este artigo tem o objetivo de abordar o padrão Specification,
elaborado por Eric Evans, é interessante saber um pouco mais sobre o que são
padrões de projeto. Apresentados pela primeira vez em 1977, os padrões foram
criados por Christopher Alexander, que publicou um catálogo com cerca de 250
padrões que discutiam questões comuns da arquitetura civil, descrevendo em
detalhes o problema e as justificativas de cada solução.
Com o tempo, a área de desenvolvimento de software também passou
a ter os seus próprios padrões. Tais elementos surgiram com objetivos
semelhantes aos propostos por Alexander, a saber: explorar um problema, buscar
uma solução e fornecer um modelo a ser seguido por outros desenvolvedores para
o uso dessa solução. Essa necessidade ocorreu devido à baixa qualidade encontrada
nos códigos fontes, que demonstravam ser de difícil interpretação, reutilização
e manutenção.
Os padrões de projeto se tornaram ainda mais populares com o
advento da orientação a objetos, onde seu uso é considerado uma boa prática a ser
seguida na busca por uma maior qualidade no desenvolvimento de software. Quando
um software é construído com qualidade, ele vai proporcionar uma maior
flexibilidade e organização, tornando mais fácil sua manutenção e atualizações
futuras, assim como favorece a técnica de reuso, conceito muito importante que
possibilita o reaproveitamento de código. Exatamente por isso existem vários
padrões que primam por esse conceito, como é o caso do DAO (Data Access Object), Service Layer,
Model-View-Controller, Repository, Specification, entre outros.
Predicados em JPA
No padrão de projeto Specification há uma regra definindo
que as consultas devem ser construídas com base em predicados, um tipo de
objeto que tem como objetivo armazenar uma condição ou um tipo de critério
qualquer. Por exemplo, se um valor é igual, menor, maior ou igual a outro.
Antes de explorarmos o uso desse padrão junto ao Spring-Data
JPA, vamos analisar como trabalhar com predicados em consultas criadas com a
API Criteria da JPA (veja o BOX 1).
Essa abordagem é importante para que seja possível perceber o quanto a
implementação de Specification no Spring-Data facilita o uso de predicados.
Para isso, vamos supor que exista uma entidade chamada User, e dentro dela, dois atributos,
nomeados como name e age, que serão parâmetros em uma
consulta baseada em predicados via API Criteria, conforme o pseudocódigo encontrado
na Listagem 1.
BOX 1. API Criteria
A API Criteria é uma API que
faz parte da especificação JPA com o objetivo de definir consultas ao banco de
dados de forma alternativa às consultas do modelo JPQL. Assim, enquanto uma
JPQL é escrita via String, a consulta
por Criteria é baseada em métodos de interface e classes.
A principal vantagem da
API Criteria é que os erros na construção da consulta podem ser detectados mais
cedo, isto é, em tempo de compilação, ao passo que as consultas baseadas em
JPQL têm os erros de escrita detectados apenas em tempo de execução.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.