Este artigo apresenta os conceitos da computação distribuída e nos fornece os passos a serem seguidos para a utilização de sockets na tecnologia Java, tornando possível a implementação de aplicações Java que necessitem se comunicar de forma acop
De que se trata o artigo: Este artigo apresenta os conceitos da computação
distribuída e nos fornece os passos a serem seguidos para a utilização de sockets na tecnologia Java, tornando
possível a implementação de aplicações Java que necessitem se comunicar de forma acoplada, trabalhando em
conjunto para a execução de operações a partir da troca de mensagens de diferentes tipos de dados.
Para que serve: Este artigo foi criado com o objetivo de introduzir os
desenvolvedores à tecnologia de sockets, possibilitando incorporar comunicação e troca de informações em
aplicações Java de maneira fácil e produtiva. Apesar de ser um artigo introdutório, aborda-se os principais
assuntos sobre a implementação de aplicativos em ambientes distribuídos.
Em que situação o tema é útil: Este artigo será útil para os
desenvolvedores que desejam aprender como implementar aplicações Java que, por meio de uma arquitetura
distribuída, possam trabalhar de modo cooperativo, dividindo processos e tarefas, trocando informações entre si
por meio de mensagens e descentralizando operações.
Resumo DevMan: A tecnologia Java nos fornece mecanismos para o
desenvolvimento de aplicações distribuídas, permitindo a criação de aplicativos que se comuniquem e troquem os
mais diversos tipos de informações, facilitando a execução de tarefas em diversas máquinas, descentralizando
operações e processos.
Para a implementação de ambientes distribuídos, é possível utilizar dois modos de transmissão de dados: baseado
em conexões e sem conexões. O primeiro modo (com conexões) é muito utilizado quando se deve estabelecer uma
conexão, garantindo a entrega e a ordem das informações transmitidas, enquanto o segundo modo (sem conexões) é
mais empregado em aplicativos onde não há a necessidade de garantir a entrega e a sequência dos dados
transmitidos.
Utilizando-se classes e interfaces presentes no pacote java.net, desenvolvedores Java possuem as
ferramentas necessárias para a implementação de aplicativos que executam processos junto a uma rede de
computadores, permitindo a troca de informações por diversos protocolos como TCP e UDP.
Atualmente, a programação em redes de computadores tem se tornado uma regra, deixando de ser apenas uma tecnologia
presente em poucos sistemas, mas que vem ganhando espaço nos mais diversos tipos de aplicações. A principal vantagem
nesse modelo de programação é a capacidade, física e lógica, de distribuir operações computacionalmente pesadas e
grandes quantidades de dados e informações entre diversas máquinas que, trabalhando em conjunto, ocasionam a
descentralização de tarefas.
O modelo de programação distribuída, realizada através da separação de aplicações entre servidores (aplicações que
fornecem serviços a serem consumidos) e clientes (aplicações que consomem serviços disponibilizados por outras
máquinas), foi a principal arquitetura de distribuição nos anos de 1990. Por meio desta arquitetura, houve aumento
na confiabilidade e redução de custos. A confiabilidade tornou-se um fator importante nesta arquitetura, pois, mesmo
havendo falha durante um processo em uma determinada máquina, o sistema não se inviabilizava como um todo, e com a
utilização de máquinas mais simples executando serviços isoladamente, houve uma grande diminuição nos custos para
execução de operações por máquinas mais poderosas.
Os aplicativos de servidor e cliente são programas que, executados em diferentes máquinas, trocam informações por
meio de redes de computadores. A aplicação cliente é capaz de realizar requisições de serviços que são providos pela
aplicação servidora. Para isso, o consumidor (ou cliente) deve conhecer o fornecedor dos serviços (ou servidor) a
partir de um endereço além de ter conhecimento sobre o protocolo pré-estabelecido utilizado para realizar a
solicitação.
No entanto, pelo fato de haver a necessidade de trocas de mensagens entre as máquinas envolvidas no processo, há um
custo e tempo adicional para efetivar essa troca.
Outra característica importante é que os dispositivos envolvidos na troca de mensagens devem utilizar a mesma
linguagem ou protocolo. Em uma rede de computadores há diversos protocolos, organizando regras sobre o modo como são
realizadas as comunicações entre as partes envolvidas em uma comunicação. Um dos principais conjuntos de protocolos
na programação de redes de computadores é estabelecido pela arquitetura TCP/IP, operando por meio de um software
oferecido pelo sistema operacional a partir de uma máquina ligada na rede.
A tecnologia Java suporta a troca de bytes entre um cliente e um servidor TCP através do estabelecimento de uma
conexão entre eles. Pode-se entender uma conexão como uma ligação direta realizada entre dois processos, na qual
dados podem fluir nos dois sentidos.
Para estabelecer uma conexão TCP, as extremidades das máquinas envolvidas nos processos de servidor e cliente devem
ser identificadas. As extremidades dessa conexão são denominadas de sockets ou soquetes, identificados por um
endereço de rede e um número de porta.
Neste artigo, você irá aprender os conceitos de computação distribuída por meio de sockets utilizando a tecnologia
Java, bem como aplicar todo o conhecimento adquirido, facilitando assim o desenvolvimento e comunicação de
aplicações cliente-servidor.
O que são sockets?
Socket ou soquete é apenas um conceito ou uma abstração. O termo socket é utilizado para representar um ponto de
conexão para uma rede de computadores que utiliza o protocolo TCP/IP. Quando dois computadores necessitam manter uma
comunicação, cada um deles utiliza um socket. Um computador, denominado server ou servidor, disponibiliza um socket
e aguarda o recebimento de uma solicitação de conexão, enquanto outro computador, denominado client ou cliente,
executa um socket para se comunicar à máquina servidora, conforme demonstrado na Figura 1. Para estabelecer
uma nova conexão, é necessário apenas um endereço de destino e um número de porta.
Figura 1. Socket de servidor aguardando conexões.
Caso não ocorra nenhum problema, o servidor aceita a conexão gerando um novo socket em uma porta qualquer do seu
lado, criando assim um canal de comunicação entre o cliente e o servidor. A Figura 2 demonstra esse canal de
comunicação.
Figura 2. Canal de comunicação criado após conexão de cliente ser recebida.
Cada computador em uma rede TCP/IP possui um endereço exclusivo. As portas representam conexões individuais dentro
desse endereço, porém os dados transmitidos passam por um processo de roteamento dentro de cada computador a partir
de um número da porta. Quando um socket é criado, ele necessita estar associado a uma determinada porta e deve haver
apenas um socket associado a essa porta.
A principal característica de uma máquina servidora é a de receber e manipular conexões a partir de solicitações dos
clientes, portanto, seu comportamento típico é o de permanecer em loop aguardando novas conexões e criando sockets
com a finalidade de atender as requisições dos clientes, conforme demonstrado na Figura 3.
Figura 3. Aplicação cliente-servidor baseada em conexões.
Sockets em Java
Assim como todas as outras funcionalidades fornecidas pela tecnologia Java, existe um pacote específico que contém os
mecanismos necessários para se trabalhar com sockets: o pacote java.net.
O pacote java.net contém todas as classes necessárias para criar aplicações de rede. As classes ServerSocket e Socket
também fazem parte desse pacote e são utilizadas para aplicações que fazem uso do protocolo TCP. Além dessas
classes, também existem outras para conexão com servidores web, criação de secure sockets ou sockets seguros, entre
outras funcionalidades.
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Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
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A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
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Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
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