Nesta edição:
O artigo ensina como utilizar os arquivos como estruturas de dados para armazenamento de longo prazo de grandes volumes de dados, sendo importante na persistência de dados e na realização do processamento de arquivos em aplicações Java. Confira!
Neste artigo veremos uma introdução à programação de interfaces gráficas utilizando a API Swing. Serão mostrados os conceitos fundamentais de programação de interfaces e exemplos de código das principais funcionalidades providas pela API.
O padrão de projeto Observer é responsável por observar e notificar a mudança de estado entre objetos distintos através de uma dependência um-para-muitos. Este padrão possui duas formas de implementação: uma delas é fazendo uso das classes nativas do JDK, enquanto a outra parte do princípio que o programador desenvolva suas próprias classes. Por fim, o artigo apresenta um pequeno projeto onde há a união do padrão Observer com o MVC.
Introdução ao Eclipse RCP – Parte 2
Nesta segunda parte do artigo sobre o Eclipse RCP, passaremos à implementação do autômato celular Jogo da Vida. Para isso, descreveremos todas as etapas da construção desse programa-exemplo, e a partir dos passos mostrados aqui, o leitor será capaz de criar uma aplicação desktop com o uso desta rica plataforma.