Revista Java Magazine 86: O Futuro das telecomunicações e o Java

Nesta edição:

  • O futuro das telecomunicações e o Java

    O artigo inicia descrevendo o conceito de NGN (Next Generation Networks), uma arquitetura de rede de telecomunicações convergente baseada em IP. Em seguida, o SIP é apresentado como o protocolo que possibilita a criação de sessões de comunicação nestas redes. Por fim, a API SIP Servlets é apresentada através de exemplos, integrada ao desenvolvimento Java EE e ao servidor de aplicações SailFin.

  • O que é NoSQL?

    Uso de novas ferramentas e conceitos relacionados ao armazenamento de dados. Neste artigo é apresentado o noSQL, um movimento que engloba diversas ferramentas de armazenamento de dados não relacionais.

  • Anotações e Navegação no JSF 2.0

    Neste artigo veremos algumas das novidades do JSF 2.0, como o uso de anotações nos beans gerenciáveis (Managed Beans) e as novas formas de navegação: implícita e condicional.

  • Stateful e Stateless Session Beans

    Neste artigo estudaremos os EJBs Session Beans Stateful e Stateless, detalhando a estrutura do seu ciclo de vida, dos métodos de callback, do Timer Service e dos interceptadores internos e externos.

  • Combinando Padrões OO

    Neste artigo veremos como utilizar os princípios OO e padrões de projeto para desenvolver software de fácil entendimento e manutenção. Em seguida, mostraremos como padrões técnicos se relacionam com padrões de domínio utilizando como exemplo os padrões Strategy e Specification.

  • Princípios, Padrões e Práticas para um Design Ágil – Parte 3

    Veremos o fluxo de um projeto que adota XP e o que pode ser utilizado na definição da arquitetura do software, apresentando a visão que um arquiteto deve ter nas fases de um projeto ágil e as práticas que dão suporte na construção de um Design evolutivo.

  • Melhorando a comunicação com Estórias do Usuário

    Neste artigo, mostraremos como resolver problemas de comunicação entre o cliente e a equipe de desenvolvimento do software, utilizando Estórias do Usuário de forma eficiente e eficaz, criando uma linguagem comum entre todos os envolvidos no processo.