Este artigo abordará o tema Design Patterns ou padrões de projeto. Explicaremos como funcionam os padrões de projeto criacionais Factory Method e Abstract Factory e demonstraremos como eles podem ser usados para criar uma aplicação com o menor nível de acoplamento possível entre os módulos. Serão mostrados vários exemplos de criação e utilização desses padrões com dificuldade progressiva.
ArtigosDelphiDesign Patterns - Parte 1- Clube Delphi 122
Por que eu devo ler este artigo: Como
instanciar Forms e utilizá-las através de arquivos de configuração ou registros
em banco de dados e como criar uma aplicação totalmente independente de banco
de dados e de tecnologia de acesso.
Os padrões de criação servem, principalmente, para isolar e desacoplar unidades com classes que precisam de um objeto das unidades que criam o objeto propriamente dito. O principal objetivo dos padrões mencionados é separar o processo de criação de um objeto de sua implementação. Ou seja, todas as units que usariam um determinado objeto não precisam conter uma referência à Unit que possui a declaração e implementação do mesmo.
Aliada com o uso de interfaces, esta técnica favorece a criação e o uso de objetos e famílias inteiras de objetos que possam ser intercambiáveis, inclusive em tempo de execução. Essencial quando uma classe precisa de um objeto de uma certa interface, mas não sabe exatamente qual objeto instanciar, ou quando queremos deixar a criação de um objeto ou exibição de um formulário a cargo do usuário, onde ele pode decidir e configurar qual classe será usada. Aplicações flexíveis e com mínimo acoplamento devem usar esta técnica.
Resumo: Cada vez
mais nos é exigido que nossas aplicações sejam flexíveis e que possam ser
usadas com vários bancos de dados. O custo, tempo e dificuldade de se fazer uma
alteração desse tipo numa aplicação 100% RAD podem ser altíssimos. Mas ninguém
transforma uma aplicação RAD já robusta e madura no mercado por algo totalmente
Orientado a Objetos. Esse artigo mostrará técnicas básicas de padrões de
projetos que podem ser usadas mesmo em aplicações RAD com
componentes Data-Aware, pois o foco desta técnica é criar interfaces e objetos
que possam ser configurados ou trocados em tempo de execução de maneira
transparente para o usuário e fácil para o desenvolvedor, através de métodos de
outras classes responsáveis por criar e configurar os objetos corretos. O
principal exemplo disso seria a criação dos objetos de acesso a dados,
dependendo do banco utilizado.
Quando precisamos flexibilizar nossas
aplicações criamos uma complexa hierarquia de objetos, com vários níveis de
descendência e várias classes irmãs com o mesmo ancestral em comum. Ao longo de nosso
sistema precisamos passar objetos como parâmetros para métodos de outros
objetos, e fazemos várias operações onde as instâncias configuram-se
mutuamente.
Alguns
impasses podem surgir como diminuir o acoplamento e a complexidade de uma
aplicação, isolar a criação e configuração de um objeto da classe que precisará
dele, sem alterar sua interface ou outros módulos que já dependem dele.
Vários
cenários dão margem a esse impasses, como por exemplo:
Trocar uma classe ou Unit sem fazer alterações que comprometam o funcionamento do sistema;
Trocar o comportamento ou funcionalidades de nosso sistema apenas por adicionar ou trocar arquivos ou configurações;
Instanciar classes e Forms, e executar seus métodos através de Strings;
Criar famílias paralelas de objetos, com dados e operações diferentes, que podem ser facilmente trocados entre si pelo desenvolvedor ou até mesmo pelo usuário;
Criar aplicações que funcionem com múltiplos bancos de dados e múltiplas tecnologias de acesso.
Dois padrões de projeto que tornam isso
possível são o Factory Method e o Abstract Factory. Factory Method é um método
de uma classe chamada Factory (fábrica) que cria e retorna um objeto de outra
classe chamado Product, separando assim a lógica da criação de um objeto do seu
uso. Ele permite também que as subclasses da fábrica definam qual o tipo
correto de objeto a ser criado. Já a Abstract Factory pode ser uma interface
comum ou uma classe ancestral de todas as fábricas. Ela tem os métodos
abstratos para criação de produtos, mas delega às suas descendentes a
inteligência de saber qual família de produtos criar.
Neste artigo iremos abordar os temas Factory
Method e Abstract Factory com exemplos teóricos e práticos. Além dos exemplos,
mostrar como essas técnicas podem auxiliar no desacoplamento entre as partes do
seu sistema e algumas dicas para tornar isso mais viável.
Mostraremos como isolar nossas classes de
negócio das classes de persistência, mantendo, porém uma interface comum entre
elas, para que os dois lados da aplicação possam ser alterados livremente.
Para isso usaremos os padrões de criação
Factory Method e Abstract Factory, mas antes precisaremos explicar esses
conceitos.
Cliente: Podemos usar a palavra cliente para
designar um objeto que precisa ou depende de outro. Por exemplo, se um
ClientDataset depende de um DatasetProvider e que este esteja instanciado, o
ClientDataset é o cliente, e o DatasetProvider o provedor. No caso dessas
classes em especial o nome delas já diz tudo. Porém veremos mais adiante casos
especiais de clientes e provedores.
Padrões de criação: São padrões de projeto
usados para se construir classes ou métodos que criem e configurem objetos de
outras classes. Eles podem ser usados para se criar várias formas de se
instanciar um objeto, ou vários objetos ligados entre si, sem que o cliente
(objeto utilizador) saiba como esses outros objetos são ligados entre si e sem
que a Unit cliente precise ter uma referência a Unit do provedor. Estudaremos
dois desses padrões, o Factory Method e o Abstract Factory, porém existem
outros que não serão abordados nesse artigo, como Builder e Flyweight, só para
citar dois.
Nota: O Builder é um padrão de projeto que permite a separação da criação de um objeto da sua representação, de forma que este permita a construção de diferentes representações. Este padrão é muitas vezes comparado com ao Abstract Factory pois ambos podem ser utilizados para a construção de objetos complexos. A grande diferença entre ambos é que o Builder constrói apenas objetos complexos enquanto o Abstract Factory constrói famílias de objetos, simples ou complexos, de uma só vez.
O padrão Flyweight é apropriado quando vários objetos devem ser manipulados, e esses não suportam dados adicionais. Neste não existem ponteiros para os métodos, pois isto consome muita memória. Em contrapartida são chamadas sub-rotinas diretamente para acessar as informações.
Factory Method: É um padrão de projeto de Software
que fornece uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou
dependentes, sem especificar suas classes concretas. É um método de uma classe
que cria um objeto. E Factory é uma classe que possui um ou mais factory
methods. Esse padrão de projeto permite que a criação do objeto seja delegada
para suas subclasses. Assim, se um cliente precisa de um objeto que faz parte
de uma família ou série de classes que tem um mesmo ancestral em comum ou
implementam a mesma interface mas não sabe qual classe necessariamente ele deve
instanciar, ele simplesmente pode chamar um método fábrica de uma classe
fábrica. Esse método será o responsável por saber que tipo de objeto criar e
como inicializá-lo. Assim, a Unit do cliente não precisará ter em seu “uses” as
Units dos provedores.
Abstract Factory: É um padrão de projeto que
permite a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, através
de uma única interface e sem que a classe concreta seja especificada. Abstract
Factory é uma classe abstrata mãe de todas as classes Factory, que têm a
interface padrão de todas elas.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.