1. Introdução
Sabemos que a herança é um relacionamento entre classes que utiliza o conceito de classe base e classes derivadas. Uma classe base contém todas as características e comportamentos que são compartilhados entre as classes que dela são derivadas. A Figura 1 mostra um exemplo de representação em UML, onde temos uma classe base (Funcionário) e três classes derivadas (Diretor, Professor, Administrativo).

Figura 1: Herança
Este cenário prático é bastante comum em sistemas orientados a objeto: normalmente existirá mais de uma classe derivada. Na seção a seguir apresentamos os passos necessários para modelar esse exemplo na ferramenta Astah*.
2. Modelagem de Herança no Astah* / Jude
Execute os passos descritos a seguir:
1. Inserir as quatro classes no diagrama. Para inserir cada classe, basta clicar no ícone destacado na figura abaixo e depois dentro do diagrama.

Figura 2: Inserindo uma nova classe
2. Coloque os nomes adequados em cada classe e posicione-as na forma apresentada na Figura 2, com a classe base acima das derivadas.

Figura 3: Posicionando a classe base e as classes derivadas
3. Vamos iniciar realizando representando Diretor como uma classe derivada de Funcionario. Basta efetuar os cliques na ordem mostrada na Figura 3: (1) clique no botão “Generalization” da barra de opções do diagrama de classes, a seguir (2) clique na classe Diretor e por último (3) clique em Funcionario.

Figura 4: Modelando Diretor como classe derivada de Funcionário
4. O Diagrama ficará da forma apresentada na Figura 4.

Figura 5: Diretor é classe derivada de Funcionário
5. Repita o mesmo procedimento para as classes Professor e Administrativo.

Figura 6: Todas as heranças modeladas
6. Pronto, agora basta um último detalhe: criar uma barra horizontal e ligar todas as classes derivadas na mesma, para que o desenho fique mais bonito. Execute os dois passos ilustrados na Figura 6: (1) selecione as três setas que ligam as classes Diretor, Professor e Administrativo à classe Diretor; (2) clique no botão “Vertical Shared Style” (que fica localizada na barra de botões, acima da barra de opções do diagrama de classes!).

Figura 7: Passo Final
Assim a definição do diagrama estará concluída.

Figura 8: Diagrama Finalizado
3. Comentários finais
O artigo mostrou o passo-a-passo para representação de uma relação de herança Astah*, que embora simples, pode não ser muito intuitivo especialmente para usuários que estejam iniciando na ferramenta.