Modelagem de Software com UML - Artigo easy Java Magazine 5 - Parte 2
O artigo é a segunda parte de uma série de artigos sobre modelagem de sistemas orientados a objetos (OO) com a UML (Unified Modeling Language). Nesta parte da série, é abordado o diagrama de classes, um dos diagramas mais utilizados desta linguagem.
ArtigosCanal MaisModelagem de Software com UML - Artigo easy Java Magazine 5 - Parte 2
O artigo é a segunda parte de uma
série de artigos sobre modelagem de sistemas orientados a objetos (OO) com a
UML (Unified Modeling Language).
Nesta parte da série, é abordado o diagrama de classes, um dos diagramas mais
utilizados desta linguagem de modelagem.
Para que serve:
O diagrama de classes da UML
serve para representar a parte estática de um sistema: as classes existentes e
seus atributos, métodos e relacionamentos com outras classes. Tal diagrama pode
ser utilizado em deferentes fases do desenvolvimento de software (análise de
requisitos, projeto de software, etc.) para representar características do
sistema em diferentes níveis de abstração.
Em que situação o tema é útil:
O tema é útil para qualquer
desenvolvedor de software que tenha que escrever ou ler especificações de
requisitos, projetos de software ou modelos de sistema em geral, desde que a
UML – mais especificamente o diagrama de classes – tenha sido utilizado. A
grande maioria dos modelos de sistemas construídos no paradigma OO utiliza a
UML e o seu diagrama de classes.
Resumo DevMan:
A UML especifica diversos
diagramas que podem ser utilizados para modelagem de sistemas OO, cada um
adequado para uma ou mais situações específicas. O diagrama de classes da UML é
um destes, cujo propósito é apresentar as estruturas estáticas de um sistema:
classes, seus atributos, métodos e relacionamentos. Neste artigo, apresentamos
o diagrama de classes da UML, explicando como modelar as diferentes
características de um sistema utilizando sua sintaxe e como interpretá-los
posteriormente, implementando em Java as classes que nele forem modeladas.
Começamos com os fundamentos básicos (classes, atributos e métodos – Figura
1 e Listagem 1), passando em seguida a falar de associação/delegação
entre classes (Figura 2, Listagens 2 a 4) e herança (Figura 3 e Listagem 5),
abordando especificamente a sobrescrita de métodos (Listagem 6), a
herança múltipla (Figura 4 e Listagem 7) e o polimorfismo (Listagem
8). Apresentados os conceitos de delegação e herança, discutimos quando
utilizar um ou outro e finalizamos o artigo apresentando a relação de
dependência entre classes (Figura 5).
Autores: Celso André Rodrigues de Souza e Vítor E. Silva Souza
A UML
provê diversos diagramas para modelar sistemas de software. Cada um desses
diagramas é adequado para uma determinada situação e visão de software. O livro
“UML: guia do usuário” [1], aborda todos os diagramas UML de forma didática e
exemplificada. Ele é uma boa referência para o leitor que deseja se aprofundar
no estudo de modelagem de software.
Neste artigo o foco será o
diagrama de classes da UML, que é um dos diagramas mais importantes da UML. Ele
apresenta as estruturas estáticas do sistema, que são as classes, os
relacionamentos, atributos e métodos de cada classe. Ele pode ser utilizado
tanto na fase de análise dos requisitos (representando conceitos do mundo real
relevantes ao sistema) quanto na fase de projeto (modelando artefatos de código
que serão implementados em alguma linguagem de programação do modo como estão
representados no diagrama).
Nas seções a seguir,
apresentaremos suas características, demonstrando como modelar neste diagrama
os conceitos relacionados aos sistemas que desenvolvemos e, em seguida, como
implementar o que modelamos no diagrama de classes utilizando a linguagem Java.
Fundamentos: Classes, Atributos e Métodos
O elemento fundamental do
diagrama de classes é, obviamente, a classe. Uma classe é representada por um
retângulo dividido verticalmente em três seções que contêm, respectivamente, o
nome, os atributos e os métodos dessa classe. A Figura 1 mostra como
representar classes em UML.
Figura 1. Representação de
classes e interfaces em UML.
No diagrama da Figura 1
foi modelada a classe Usuario, que
possivelmente representa usuários do sistema em questão. Usuario é uma classe concreta, ou seja, pode ter
instâncias diretas. Caso se queira representar uma classe abstrata (em Java
utiliza-se as palavras-chave abstract class),
deve-se colocar o nome da classe em itálico ou associá-la ao estereótipo
<<abstract>>, colocando-o acima
do nome da mesma. Estereótipos são utilizados também para declarar interfaces,
as quais serão abordadas mais adiante.
Estereótipos: Um
estereótipo é um dos mecanismos de extensão da UML, que permite que um
desenvolvedor crie uma nova categoria de elementos – no caso deste artigo,
classes, porém estereótipos podem ser aplicados a vários outros elementos da
UML.
A nova categoria pode definir
propriedades ou maneiras de utilização específicas, geralmente ligadas a um
domínio em particular, que são associadas automaticamente ao elemento que
recebe o estereótipo. Por exemplo, as extensões da UML para aplicações Web
propostas por Conallen [5] incluem estereótipos relacionados com a plataforma
Web, como <<screen>> para telas, <<input form>> para
formulários, e assim por diante.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.