
ZK – Direct Ria
Conheça o framework que facilita o desenvolvimento da visão para seu projeto Java EE
Desenvolva aplicações ricas com o mínimo de esforço e o máximo de produção
De que se trata o artigo:
Este artigo apresenta o framework ZK, bem como a explanação sobre os principais componentes deste framework e a construção passo-a-passo de um exemplo de utilização do framework.
Para que serve:
Permite que o desenvolvedor construa interfaces com o usuário de forma rápida, intuitiva e que resulte em interfaces ricas, ou seja, interfaces que permitam uma melhor experiência por parte do usuário do sistema.
Em que situação o tema é útil:
A construção da interface com o usuário é algo custoso no desenvolvimento de um aplicativo web. O ZK vem como uma opção para a criação de interfaces utilizando uma sintaxe fácil e ágil, fazendo com que a produtividade aumente consideravelmente quando o projeto atingir a etapa de construção da interface com o usuário.
ZK – Direct Ria:
A produtividade na construção de um aplicativo web é realmente comprometida quando a equipe chega na fase de construção da interface com o usuário. Ao construir uma interface rica, o desenvolvedor deve ter conhecimentos de diversas tecnologias além do Java. O ZK vem como uma alternativa na construção de interfaces com o usuário, provendo uma estrutura declarativa de interfaces, possibilitando a criação de controladores para os eventos dos componentes utilizando classes Java e retirando do desenvolvedor a necessidade de ter conhecimentos em Javascript, XML, Json, etc.
À medida que as interfaces dos aplicativos web tornaram-se ricas e melhoraram a interação com o usuário, a criação delas foi crescendo em complexidade. Qual a melhor forma de construir a interface com o usuário de um aplicativo web? Vamos usar GWT, JSF ou vamos utilizar uma ferramenta que proporcione uma interface muito mais rica, como o Adobe Flex? Como vamos fazer a integração com nosso servidor, que já está implementado em Java? EJB? Web services?
O ZK é um framework de desenvolvimento de aplicações internet ricas (RIAs), baseado em componentes, orientado a eventos e feito 100% em Java. Ele vem com o intuito de facilitar a vida do desenvolvedor. O ZK tem uma proposta de simplicidade, mas sem deixar de lado a melhoria na interação com o usuário. Possui uma estrutura simples e robusta, que visa retirar do desenvolvedor a preocupação de como será feito o fluxo entre o aplicativo web e o servidor.
A estrutura da interface com o usuário é toda definida através de tags XML, onde são declarados os componentes de tela. Esta especialização do XML é chamada de ZUML (ZK User Interface Markup Language). O tratamento de eventos pode ser feito através de uma classe Java ou de scripts dentro do arquivo XML. Além do ZUML, é possível desenvolver sua interface 100% Java usando Richlets.
Todo o processamento é feito no servidor e a resposta ao cliente é uma página HTML renderizada. Em anexo a esta página vai um código-cliente Javascript que fará a captura dos eventos e enviará estes para o servidor, que os processará.
O foco do ZK está na produtividade. Em poucos minutos você terá uma tela de cadastros ou consulta prototipada, e esta poderá ser facilmente ligada à implementação da camada de acesso a dados ou regra de negócios.
Como o ZK é especializado na interface com o usuário, ele não possui uma estrutura que facilite o acesso a repositórios de dados ou que faça a injeção de dependências, mas possui total integração com frameworks consagrados como Hibernate e Spring. O ZK também possui tags para integração com JSP, componentes JavaServer Faces, planilha no estilo Microsoft Excel e uma versão para dispositivos móveis.
Preparando o ambiente de desenvolvimento
Vá ao site do ZK e baixe a versão “Enterprise” 3.5.0 do pacote binário (já vem com os fontes), o Javadoc e a aplicação demo que irá ajudar e muito na hora de achar um exemplo de implementação. Lembre-se de baixar a ultima versão estável do seu servlet container preferido.
ZK Studio
O ZK Studio é um plugin para o Eclipse. Com ele a produtividade no desenvolvimento com o ZK é ainda maior, pois possui um editor com complemento de código, acesso a variáveis implícitas, javadoc, marcadores de ocorrências de componentes, hiperlinks (para classes Java, links externos e arquivos .zul). Para utilizar o ZK Studio, você precisa do Eclipse 3.3.x (Europa), ou 3.4.x (Ganymede), com o “Web Tools Platform”, ou WTP, instalado.
Para instalar o ZK Studio basta acessar Help>Software Updates>Find And Install>Search for new features to install>New Remote Site. Na Figura 1 você pode ver o endereço para instalação do ZK Studio.
Figura 1. Endereço para instalação do ZKStudio.
Após reiniciar o Eclipse, acesse Window>Preferences>ZK Settings>ZK Packages. Você deverá selecionar o pacote ZK a ser instalado. Para isso, selecione o pacote ZK diretamente do arquivo .zip baixado do site do ZK. Se preferir, descompacte o .zip e escolha o pacote diretamente do diretório onde este foi descompactado. Com o pacote instalado, você poderá criar um novo projeto ZK ou converter um projeto web em um projeto ZK. ...